sábado, 7 de julho de 2012

10 - Motivos para criar Blog.



Criar um blog é uma excelente forma de desenvolver o conhecimento, fazer novos contatos, ampliar os horizontes, enfim, evoluir na era da informação.
Considero tão importante a participação dos blogs hoje em dia, que o assunto deveria ser matéria obrigatória no ensino médio, e até mesmo no ensino fundamental. Os blogs podem ser grandes aliados da educação, principalmente por desempenharem um papel importantíssimo na difusão de conhecimento e cultura.
Escrevi este post baseado na minha experiência de mais de 4 anos como blogueiro. Ele é direcionado principalmente para aqueles que desejam criar um blog e também para os blogueiros que estão começando agora. Mas como não sou o dono da verdade, este post está aberto a comentários com outras dicas para quem está começando na blogosfera.

Por que você deveria criar um blog?


  • 1. Você vai aprender coisas novas o tempo todo

Criar um blog, administrá-lo, divulgá-lo, publicar conteúdo, faz com que sempre aprendamos algo novo, sendo uma ferramenta excelente para o nosso crescimento pessoal e profissional. Ter um blog nos dá a oportunidade de enriquecer o nosso conhecimento geral.

  • 2. Você vai conhecer novas pessoas

Ao criar um blog você passa a ter contatos com muita gente, são os leitores do blog, outros blogueiros, parceiros, patrocinadores… Certamente novas amizades surgirão no seu caminho como blogueiro.

  • 3. Blogar ajuda a desenvolver o raciocínio e a criatividade

Administrar um blog e criar conteúdo para ele são exercícios fantásticos para a nossa mente, pois temos que estar o
tempo todo buscando soluções inteligentes e criativas para que o nosso blog tenha qualidade e ganhe destaque na blogosfera.

  • 4. Blogar lhe fará ler e escrever melhor

Boa parte de um blog é composta por textos. Para que um blog tenha qualidade é preciso que seu conteúdo seja original, relevante e, acima de tudo, bem escrito, com o mínimo de erros ortográficos e gramaticais possíveis. Mas isso a gente só consegue lendo e escrevendo muito, e ter um blog ajuda bastante neste ponto.

  • 5. Ficará antenado ao que acontece no Brasil e no mundo

Seja qual for o assunto do seu blog, praticamente todo seu conteúdo terá relação com os acontecimentos nacionais ou internacionais. Acompanhar as notícias, principalmente as que tenham ligação com o nicho do seu blog, é fundamental para que você escreva posts mais interessantes e atuais.

  • 6. Vai ter a oportunidade de mostrar ao mundo aquilo que pensa

A maior vantagem de um blog, na minha opinião, é que ele é uma ferramenta incrível que permite a qualquer pessoa expressar seus pensamentos e transmitir conhecimento. Não importa se o seu blog será de humor, de tecnologia, de moda, de turismo, de política, o que importa é que ele será o seu veículo de comunicação.

  • 7. Estará conectado às novidades da Internet

Ao criar um blog você passa a ter um contato maior com as tecnologias disponíveis na Internet, acompanha sua evolução, conhece novas ferramentas e aprende a utilizá-las. Com isso você aumenta ainda mais o seu conhecimento técnico, o que pode lhe ajudar bastante na vida profissional.

  • 8. Blogar dá trabalho, mas é muito divertido e gratificante

Um blog precisa de dedicação para ficar conhecido e ter sucesso, isso leva tempo, dá trabalho e pode ser cansativo. Mas você vai perceber que isso tudo vale a pena, pois se você fizer um trabalho honesto, com qualidade e com paixão, o reconhecimento aparece, não só o financeiro mas, principalmente, o reconhecimento das pessoas pelo seu trabalho. E isso não tem preço!

  • 9. Criar um blog exige baixo investimento à princípio

Um blog necessita sim de algum investimento, mas você pode criá-lo com muito pouco. Na Internet existem vários serviços gratuitos para criação de blogs, como o Blogger, o WordPress.com e o Tumblr. Com o tempo talvez você sinta a necessidade de migrar para um servidor de hospedagem para utilizar o WordPress instalado, talvez você também perceba que está na hora de investir na divulgação do seu blog, de contratar serviços profissionais, mas, nesta primeira frases, o maior investimento será o seu tempo. Eu volto a falar sobre isso um pouco mais abaixo neste post.

  • 10. Se for o caso, você pode até ganhar algum dinheiro com seu blog

Ganhar dinheiro com blogs é possível sim. Você pode monetizar seu blog através dos programas de afiliados e também com venda de espaços para anunciantes. À princípio não tenha isso como foco principal, procure crescer como blogueiro, fazer um bom trabalho e divulgar o seu blog, para só depois pensar em monetizá-lo. Antes de mais nada, construa tráfego para o seu blog, pois quanto mais visitantes ele tiver, maiores serão as chances de ele gerar algum retorno financeiro para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário